História da Comunidade

Com a 1ª visita da Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vindo de Portugal da Cova da Iria para a Cidade de Parnaíba estado do Piauí, na tarde do dia 26 de Outubro de 1953.

Ao chegar na cidade às 17:00hs esteve em visita a nossa Comunidade e foi o primeiro local por onde ela passou com uma grande multidão de pessoas de fé.

Foi assim um período de uma hora, graças e de muita emoção, aconteceu vários milagres em nossa comunidade, assim comentavam os nossos antepassados que pessoas que eram cegas passaram a  enxergar e pessoas que não andavam passaram a andar e uma criança de pais evangélicos que era muda e queria ver a Imagem de Nossa Senhora aso se aproximar da Imagem começou a falar e os pais se converteram com muita fé e alegria.
Antes de Vir a Cidade de Parnaíba PI, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de
Fátima esteve em Santarém PA. Foto: 
Acervo Ignácio Neto
As bençãos para a Comunidade foram tantas que o prefeito da época Dr. João Orlando de Moraes Correia, resolveu mudar o nome do Bairro de Macacal para Bairro Nossa Senhora de Fátima e o nome da Rua para Avenida Nossa Senhora de Fátima.

No ano seguinte, em 1954 deu-se o inicio a campanha do mês de Maio pelo inesquecível Frei Valentim Tiago Lazaro.

A campanha foi aceita por toda a comunidade que demonstrava o amor missionário, através das peregrinações que eram feitas com muito sacrifício devido a falta de energia elétrica em muitas ruas, sendo obrigado(a)  o uso de pretomax.

O inverno também tornava difícil o acesso de uma rua para outra, mesmo assim o povo sentia-se alegre e com muito fervor e entusiasmo. Eram responsáveis pela campanha naquela época as jovens: Rita Brito, Angelica, Zenir Galas, Antônia e Maria José Brandão.

Com o sucesso das campanhas surgiu como primeira ideia a construção de uma Igreja e logo foi doado por Dona Lourdinha Machado e Família um pedaço de terra.   

Nincho construído pelo os moradores do Bairro de Fátima em honra a Virgem de Fátima

























A ideia era de que fosse construída uma Igreja que tivesse o nome de Nossa Senhora de Fátima, como era o anseio da Comunidade por achar que foi o local onde primeiro a Imagem passou e por ser o nome do Bairro e da Avenida.

Não sendo aceito pelo Bispo Diocesano na época Dom Felipe Condurú Pacheco, foi então construído o Nincho antiga Capela onde se dava os encerramentos das campanhas deixando assim o povo da Comunidade insatisfeitos.

Frei Valentim foi a Roma e trouxe uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e colocou no Nincho que durou por algum tempo.

Na 1ª equipe de Coordenação foi Lindomar Targino Cardoso e Dona Honorata com o apoio dos jovens, Mas por motivo de saúde Dona Honorata se afastou do cargo de líder, assumindo o comando Dona Albertina da Costa Nascimento.

No primeiro ano de sua gestão obteve um aboa renda com a campanha e resolveu junto com a comunidade que iriam reformar o Nincho. A ideia foi levada ao vigário Frei Raimundo José Barbosa da Paróquia de São Sebastião que respondeu não, vocês não vão reformar o Nincho mas sim demolir e construir uma Igreja.

A Igreja de Nossa Senhora de Fátima que sucedeu o Nincho e foi inaugurada em 25/06/1989


























Teve início a construção da Igreja em 1988 e foi inaugurada em 25 de Junho de 1989. Antes as missas eram celebradas no Abrigo São José.

O que se temia que a comunidade fosse contra a transferência e que fosse impedir, o que não aconteceu, foi tudo numa boa até antes que se previa. A cerimonia de inauguração deu-se no dia 25 de Junho de 1989 às 19:00hs com a benção e Celebração Eucarística, pelo vigário Frei Raimundo José Barbosa.

Na Comunidade naquela época existiu também uma  benzedeira, duas Igreja Evangélicas, um centro de Umbanda, hoje em dia conta com benefício social: Duas escolas particulares, Duas escolas Municipais e uma uma Escola Estadual, uma Auto Escola, um mercado público, uma praça de Eventos Mandu Ladino conhecida como Quadrilhodromo, uma Floricultura e duas metalúrgicas e um super mercado, um Fórum de pequenas causas e uma filial da Caixa Econômica Federal, 3º e 4º Zonas Eleitoral, uma sorveteria, um centro Esportivo (Verdinho).

Na administração passada do ano de 1955 à 1993 a Comunidade era dirigida por pessoas indicadas pelo Pároco, como na Administração  de Dona Honorata e do Senhor Lindomar Targino Cardoso.

Já no ano de 1994 aconteceu a 1ª Assembléia eletiva da Comunidade de Fátima


    Assembléia   |    Data      |   Coordenador(a)

1º Assembléia    |  25/03/94  |   Maria da Conceição Porto de Góes
2º Assembléia    |  18/04/96  |   Miriam Fontenele
3º Assembléia    |  20/08/98  |   Albertina Costa Nascimento
4º Assembléia    |  29/04/01  |   Balduíno
5º Assembléia    |  30/03/03  |   Maria do Livramento Lima Barros
6º Assembléia    |  21/12/05  |   Maria do Livramento Lima Barros
7º Assembléia    |  18/03/08  |   Maria do Livramento Lima Barros
8º Assembléia    |  24/01/09  |   Fernando Lellys Feitosa Araújo
9º Assembléia    |  16/12/12  |   Fernando Lellys Feitosa Araújo
10º Assembléia  |  19/12/15  |   Maria da Conceição Porto de Góes
11º Assembléia  |  18/11/18   |   Maria do Livramento Lima Barros
12ª Assembléia  |  -----------   |   Fernando Lellys Feitosa Araújo


No dia 26 de Abril de 2004, a Comunidade adquiria o
imóvel que passaria a ser salão.



























Aos vinte e seis dias de mês de Abril do ano de dois mil e quatro, às dez horas, estivemos reunidos na Paróquia de São Sebastião, mais precisamente na sala da diretoria, Frei José Nilto Perreira juntamente com os membros da Coordenação, Maria da Glória de França, (Vice secretária), Liduína Maria da Silva Fernandes (Tesoureira), Rita de Cássia Brito Santos, (Vice Tesoureira), para juntos realizar a compra do Salão que servirá como Sacristia, localizada no fundo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, o qual pertencia a Senhora Mara.

Na ocasião foi visto a documentação e às três horas foi realizada a compra do imóvel que custou quinze mil reais (15.000,00), tendo sido assinado o documento devidamente correto pelo Pároco Frei José Nilto Perreira e pelos os membros da Coordenação.


Nova frente e ampliação da Igreja de Nossa Senhora de
 Fátima.
A Comunidade  tinha um grande sonho junto com o Pároco Frei José Nilto Perreira de ampliar a frente da Igreja, enfim esse sonho foi realizado no ano de dois mil e seis no dia Dezesseis de Março, em plena Missões Populares  foi concluída essa obra, na qual passou por alguns obstáculos devido ao pensamento e opinião negativas de algumas pessoas da Comunidade.

Durante a obra o Pároco Frei José Nilto Perreira acompanhou de perto dando sugestões e idéias e essa obra teve início no dia três de Dezembro de dois mil e cinco.


Colocação da Imagem de Nossa Senhora
de Fátima em tamanho humano na
frente da Igreja.
Depois da Construção da frente da Igreja, Frei José Nilto Perreira teve a ideia de concluir e complementar a obra colocando uma imagem na frente da Igreja, a imagem de nossa Senhora de Fátima padroeira da Comunidade, dando a missão para a Comunidade de encontrar um doador. Logo apareceu o Senhor Danilo, filho de Dona Rosário Torres membro dessa comunidade que se fez doador da Imagem de Nossa Senhora de Fátima em tamanho humano. No dia dezoito de Abril de dois mil e seis, foi colocada a Imagem num capitel defronte a Igreja.

No dia trinta de Abril do ano de dois mil e nove, foi realizado mais um trabalho na Comunidade, graças ao esforços e incentivos do Pároco Frei José Nilto Perreira, que foi a modificação do presbitério da Igreja concluindo assim com uma arte de pintura da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos pastorezinhos, completando assim a beleza da Igreja.

No dia oito de Março de dois mil e nove na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, foi feito o translado do Santíssimo Sacramento para o novo Sacrário. O translado aconteceu em uma Santa Missa Solene no horário tradicional as sete da Manhã, celebrada por Frei José Nilto Perreira, o percusso do translado foi saindo em procissão pela porta lateral da Igreja e retomando pela porta central, foi uma celebração belíssima e bem participada por todos os fiéis.

No dia 30 de Maio de 2009 às seis horas da manhã Frei José Nilto Perreira e uma multidão de pessoas veio entregar para a Comunidade uma imagem de Nossa Senhora de Fátima feito de madeira cedro com detalhes em ouro dezoito. A entrega estava marcada para o dia 29, mas devido a um grande temporal não foi possível.

A imagem foi doada pela Senhora Rosário Barros, a saída da imagem foi da Paróquia de São Sebastião, vindo em um andor ornamentado  de rosas naturais, durante o percusso as pessoas vinham cantando e rezando o terço. A chegada da imagem em nossa Comunidade foi um momento de bastante alegria e devoção, dando prova de amor fervoroso e missão cumprida.



Novo Sacrário da Igreja
Chegada da Nova Imagem 




Nosso novo Presbitério da Igreja de Fátima





Redação: capeladefatimaparnaiba.blogspot.com.br
Fonte: Livro de ata da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima

Postar um Comentário